==Spoiler alert, esse post tem quase nenhuma foto, foi mal, mais pra frente eu explico porque, então se não ta afim de ler muito pode fechar==
É isso ai pessoal, fui na TGS ontem e foi muito doido. Agnello ficou esnobando, mas perdeu a chance de jogar um Marvel vs Capcom 3 e participar do campeonato de king of fighters. Essa semana foi super cheia de notícias algumas boas e outras nem tão legais.
Bom vamos começar pelo início da semana. Na terça-feira, como havia comentado, eu e o Gustavo fomos para uma festa pré-TGS (Tokyo Game Show) Segundo um colega do Gustavo, que convidou ele, o evento era de extrema importância, já que ele queria trabalhar com jogos. Dai ele lembrou de mim e me chamou também. Tive que pagar a mixaria de 5mil ienes, o que seria em torno de 100 reais, nuh!. Eu não tinha um cartão de visitas para a festa, então tive que bolar um na segunda a noite para o Gustavo imprimir para mim e me entregar antes da festa, na terça.
Foi isso ai que eu bolei no final das contas.
Chegando no lugar da festa, uma das regiões mais badaladas daqui de Tokyo, cheio de boates e tudo mais. A festa era no 13 andar de um prédio, na entrada você pagava e deixava um cartão. O lugar era super bacana e estiloso, muito diferente do que você imagina de um lugar para uma festa cheia de nerds. Com direito a vista panorâmica da cidade e pouca comida. Poisé a questão da comida foi paia, na metade da festa já tinha terminado a comida!! perai!! que merda é essa, eu paguei 100 conto!!! tsc tsc, nerd vai tentar ser chic da nisso. Bom fiquei comendo umas torradas, e salaminho. Triste, eu paguei 100 reais, pra poder comer salaminho! torrada! e um macarrão com caranguejo que tava muito mais ou menos. Bebidas tinham aos montes, mas que também acabaram antes do horário da festa terminar. Se era 100 reais para entra na festa imagina uma bebida. O copo de cerveja era 25 reais, dai nessa altura eu decidi que iria tomar água quando chegasse em casa. Mas falando de coisas menos importantes que comida, nessa festa consegui fazer alguns contatos super válidos e que talvez me rendam algo no futuro.
Essas pessoas foram:
Um Francês que está aqui no Japão há 6 anos. Agora ele está trabalhando em uma empresa de animação(Satelight, que é conhecida pela séria de anime Macross F e o OVA de Hellsing) e disse para eu mandar um e-mail para ele, que talvez teria algo para mim.
Outra pessoa foi um diretor de arte da Square-Enix,oh!, fiquei conversando um pouco com ele e tal, até então não saiba se ele estava sendo educado ou não, bom.
Depois disso conversei com um norte-americano que deu aula pro Gustavo, que tem sua própria companhia de animação, e eles fazem animação para jogos e coisas afins. Exemplo:
O cara disse que eles estavam começando novos projetos e que estão precisando de animadores, que eu devia tentar no site deles e mandar minha inscrição.
Depois conversei muito rapidamente com um sujeito que era de uma empresa que fez o jogo do Kamen Rider Black, rs. O sujeito disse que não tavam precisando de animadores e tal, mas que queria continuar a conversar comigo e pediu para mandar um e-mail pra ele.
Quase no final da festa, enquanto o Gustavo conversava com uma moça belga, fiquei conversando com um designer da Sony, que tinha trabalhado na Square. Ele disse para eu mandar meus trabalhos para ele poder ver e tal.
Depois disso a festa acabou, eu estava praticamente rouco e com sede. Além de não ter muito comida, os caras ainda me resolvem colocar um DJ com música no tal, ficando muito difícil de conversar. No final da festa eu até me vi numa daquelas situações de filme. Estamos pegando o elevador para ir embora, dai o Dj estava pegando o elevador também, dai eu puxei papo:
-Anh você que foi o Dj da festa ?
-Sim, o que vc achou?
-Anh você que foi o Dj da festa ?
-Sim, o que vc achou?
Seu estrume desmiolado, to quase sem voz por conta da merda da sua música-Felipe pensou.
-Anh, tava legal.
-Do que vc gostou em particular ?
-...-Como assim.
Enquanto a porta do elevador fechava e algumas pessoas olhavam para dentro do elevador pensativas se entravam ou não, Felipe segurava a porta e tentava ganhar tempo para pensar, pois ele não tinha prestado atenção em nada do que o sujeito tinha colocado. Gustavo arregala os olhos em surpresa, olha para Felipe e espera o pior A porta se fecha e a conversa se retoma.
Enquanto a porta do elevador fechava e algumas pessoas olhavam para dentro do elevador pensativas se entravam ou não, Felipe segurava a porta e tentava ganhar tempo para pensar, pois ele não tinha prestado atenção em nada do que o sujeito tinha colocado. Gustavo arregala os olhos em surpresa, olha para Felipe e espera o pior A porta se fecha e a conversa se retoma.
-Anh, a mistura de estilos que você fez eu achei super bacana.
-Você achou mesmo, anh que bom. Eu estava meio assim, foi a primeira vez que trabalhei num evento para gamers.
-Nah, mas tava bem divertido e tal, não deu muito para dançar, porque eu tava descolando contatos, mas tinha um pessoal dançando e super se divertindo.
-Legal que vocês gostaram, bom até mais.
-Inté.
Foi mais ou menos isso que rolou, o Gustavo falou que eu me sai bem na resposta, yeah. Dai voltei para casa e dormir. Detalhe importante nesse dia, o clima estava bem mais ameno, mas eu estava acostumado a dormir sem blusa por conta do calor, e quase sem lençol. Resultado, no dia seguinte minha garganta estava um pouco dolorida, mas nada demais.
Na noite de quarta feira mandei e-mail para o Francês e para o Leo(Americano dono da empresa de animação). O Leo me respondeu logo em seguida agradecendo o e-mail e dizendo que esperava me encontrar na minha entrevista. Havia lido no site da TGS que eles teriam na feira um espaço para discutir carreira e tal, nisso pensei em fazer alguns desenhos na quinta e sexta para poder levar no sábado e tentar alguma coisa. Outro dado importante, como terça havia chovido muito e quarta amanheceu chovendo, quase não tomei água nesse dia, o que fez minha garganta não se recuperar e dar uma piorada.
Quinta feira, minha garganta estava realmente doendo agora, tomei algumas águas mas não dei muita atenção, achei que passaria. Comprei as folhas para poder desenhar e uma pasta A3 para enfiar tudo. Consegui desenhar um desenho e achei melhor dormir cedo e acordar super cedo na sexta, para poder mandar brasa. Nesse mesmo dia eu mandei e-mail para o resto das pessoas que troquei cartões de visita. O Gustavo me disse que é a coisa japonesa de se fazer, uma mensagem padrão e você manda para todo mundo que acha que pode render alguma coisa, ou mesmo por educação.
Na sexta de manhã, quando eu levanto, putz minha cabeça está girando, oh merda eu gripei. Estava tranquilo, consegui dar um tratamento final no desenho que tinha começado na quinta. Tinha que ir mais cedo para escola então só deu tempo para fazer isso. Durante a aula começo a sentir a gripe piorando, e aquela aula maçante, cheio de chineses fedidos(foi mal mas eles fedem muito viu, putz) falando sem parar, em chinês é claro, ar condicionado ligado forte. Pedi para professora para sair mais cedo, que não ia rolar, o dia era um dia perdido mesmo, último dia de aula, inutilidade completa. Cheguei um bagaço em casa, tava com febre de 38,2, fiquei deitado cochilando e as vezes conversando com a Julia, que cuidou muito bem de mim, super esposa. Num determinado momento pensei, humm, talvez eu consigo desenhar aqui na cama, afinal amanhã tem TGS e tenho que levar meu protfólio, nisso minha febre foi pra 38,8, é vai rolar não. Me contentei em só conseguir ir na TGS e tentar falar com as empresas. Aé, a Julia queria fazer sopinha de janta para mim, mas eu disse nem vem que num tem, eu quero uma macarronada para comer com vinho! que por sinal ficou muito bom.
Dormi super bem, e no sábado estava melhor. consegui sair em tempo para encontrar o Gustavo para TGS e tudo mais, chegando na estação, boto a mão no meu bolso, cadê meu celular, putz...ficou em casa. Por mais estranho que pareça, aqui em Tokyo não tem muitos telefones públicos, dei umas rodadas na estação de Tokyo, que é enoooooooorme, e não achei o Gustavo. Resolvi procurar um orelhão então. Achei até fácil. Mas o desafio mesmo começava agora, lembrar o telefone da Julia, vixi.... sabia que o começo era 080 4337-alguma coisa. Esse alguma coisa, era um pedaço do telefone fixo dela no Brasil, agora qual parte eu nem lembrava, e nem o telefone. Fiz uma força olhando para o teclado, fiquei imitando o movimento de discar e consegui lembrar o telefone. Agora era a primeira ou segunda parte, resolvi tentar a primeira por ordem lógica e num é que deu certo. Logo depois o Gustavo me encontra. Nessa brincadeira ficamos uma hora atrasado no nosso cronograma, mas não estávamos com pressa mesmo.
Então não tenho nenhuma foto da TGS agora por conta desse descuido meu, mas pedi para o Gustavo tirar foto de tudo que achei interessante e na quinta feira vou pegar com ele as fotos. Dai faço um post especial TGS mesmo.
Para minha decepção, mas nem tanto assim, o tal espaço para conversar com as empresas, só estava aberto no dia reservado para impressa. Ainda bem que eu gripei =D.
Bom foi isso ai....Anhé os e-mails, já ia me esquecendo. Então na sexta de noite todo mundo me respondeu, ou quase todo mundo. O Francês disse para eu mandar um trabalho meu, ou trabalhos para ele poder ver aonde poderia me encaixar na linha de montagem da empresa lá, uhu! O diretor de arte da Square disse para eu mandar meus trabalhos também, para quem sabe a gente poder trabalhar junto no futuro. O sujeito que trabalhava na Square e agora está na Sony, olhou minhas coisas e disse que o meu ponto forte era realmente o 2D e que sentiu inveja, já que ele sabia fazer 3D somente, mas muito bem. Por último o cara da empresa do jogo do Kamen Rider Black, me respondeu um e-mail formal, mas super descontraído, e me chamou para sair para comer para podermos conversar. Achei super divertido. A Nadja perguntou se o cara era bonito, a resposta que eu dei foi simples mas elucidativa, ele é um nerd.
Era isso que tinha para contar dessa vez. Vou fazer alguns desenhos hoje e amanha, terça-feira espero mandar meus trabalhos para o francês, para o cara da Square e para a empresa do americano. Aé, não comentei isso, A Square respondeu minha aplicação, e disse que não iria poder atender minha expectativa de trabalhar lá, mas pediram para eu dar um feedback sobre os jogos deles, achei estranho mas amanha estou fazendo isso. No sábado chegou um envelope da Capcom, devolvendo minha aplicação e falando as mesmas coisas da Square, sem a parte do feedback.
Isso ai pessoas, se divirtam e não se preocupem tanto com as formalidade, a vida é assim mesmo.
Beijos e abraços.






























